A prefeitura de Feira de Santana, Bahia, deu um passo importante para desburocratizar o acesso de centenas de serviços para o cidadão. A cidade adotou o Feira Conectada, um super aplicativo desenvolvido pelo Cidade Conectada, que permite que a população realize ações como emitir o cartão do SUS, agendamento de consultas e exames em diversas especialidades, solicitações de iluminação e muitos outros, tudo isso sem sair de casa.
Para o cidadão, a diminuição da burocracia representa mais celeridade, já que não precisa se deslocar até nenhum órgão da prefeitura para solicitar o serviço e a resposta, que antes poderia levar dias, pode levar menos de uma hora. Algumas solicitações como o agendamento de fisioterapeutas e consultas oftalmológicas, têm uma média de tempo de resposta de 30 minutos.
O Feira Conectada foi rapidamente aceito pela população: foram mais de 3,5 milhões de acessos e mais de 170 mil solicitações em seis meses de uso da ferramenta.
A gestão pública também tem muito a ganhar ao adotar a tecnologia. Além de aproximar a prefeitura do cidadão, os aplicativos como o Feira Conectada representam uma grande economia para os cofres públicos, que gastam menos com impressão e tinta.